10 melhores práticas para obter uma segurança abrangente das APIs
Medidas que você pode tomar para manter suas APIs seguras
A segurança não é opcional para APIs. É a base do gerenciamento adequado de APIs e não pode ser negligenciada, principalmente levando em consideração os ecossistemas de negócios digitais atuais. À medida que as APIs se espalham e os gateways associados ocupam o terreno, novas variáveis são introduzidas, tornando a segurança da API mais complexa de controlar, mas não impossível. Compartilhamos 10 maneiras de construir uma fortaleza para seus dados e evitar possíveis perdas.
01 Controle o acesso dos usuários
Ajuste as configurações e autorização dos usuários. Por exemplo, defina regras para que apenas administradores possam excluir relatórios. Isso ajudará a proteger os dados confidenciais de exposição ou perda.
02 Habilite a expiração de token
Exija que os usuários se autentiquem novamente após um determinado período. Adotar a expiração no token de autenticação reduz as chances de um ataque e evita o roubo de dados.
03 Omita números de cartão de crédito
Configure as respostas da API para omitir todos os dígitos do cartão de crédito, exceto os quatro últimos. Há uma razão pela qual esta prática é amplamente utilizada sempre que a identificação do cartão de crédito é usada. É porque funciona. Expor o mínimo possível dessas informações confidenciais evita o uso fraudulento.
04 Sempre use HTTPS
Certifique-se de criptografar sempre os dados que trafegam pelos pipelines de API. O uso de certificados HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) garante a autenticidade de solicitações de API criptografadas e as respostas associadas.
05 Garanta a segurança de terceiros
As dependências de terceiros podem ser altamente benéficas para as APIs, mas também trazem riscos quando ficam desatualizadas. Configure um programa para realizar atualizações regulares para garantir que as dependências de terceiros continuem seguras.
06 Implemente um limite de taxa
A implementação de um limite de taxa regula o número de solicitações de API que podem ser feitas. Isso evita solicitações excessivas que podem prejudicar a disponibilidade e a funcionalidade da API e resultar em perdas financeiras.
07 Configure uma lista de permissões de IP
Uma “whitelist” é um registro de pessoas ou coisas em que se pode confiar. Configure uma lista que determine um grupo de endereços IP que podem ter acesso às solicitações de API. Qualquer endereço IP não incluído na lista não terá acesso às informações.
08 Crie mensagens de erro personalizadas
Quando uma transação falhar, use uma mensagem de erro personalizada, já pronta para ser compartilhada. Tenha o cuidado de personalizar a mensagem de uma forma que transmita o mínimo possível de dados aos destinatários.
09 Valide esquemas
Certifique-se de que as APIs estejam operando com os esquemas de entrada e saída adequados. A validação de esquemas é um tipo de prática de garantia que garante a qualidade e a integridade dos dados.
10 Use cabeçalhos de segurança
Os cabeçalhos HTTPS para mensagens de entrada e saída protegem as APIs contra ataques cibernéticos, ativando uma série de medidas de segurança quando qualquer tentativa não autorizada de acesso aos dados é detectada.
Saiba mais sobre como manter a segurança das suas APIs