4 componentes essenciais ao projetar um programa de API em toda a empresa
O que é necessário para que uma empresa tenha a sua estratégia alinhada a uma excelente entrega de APIs
Muitas organizações ficam presas ao uso das APIs “apenas como mais um padrão de integração” ou apenas a maneira de modernizar o patrimônio de TI em uma abordagem liderada pela tecnologia. Elas geralmente reagem à regulamentação e à conformidade sem abordar os principais impulsionadores de negócios digitais nem o ganho da adoçãodas APIs – o que significa que estão perdendo oportunidades de inovação e geração de receita.
As empresas precisam ser estrategicamente alinhadas e organizadas de forma a permitir a incorporação da cultura “API first”, prática e entrega operacional de APIs. Aqui estão os quatro componentes essenciais de uma estratégia de API em toda a empresa.
01 Alinhamento estratégico
Em uma cultura “API first” as equipes de negócios e TI colaboram para reimaginar os recursos de negócios como conjuntos de APIs funcionais primeiro, antes de correr para criar produtos e serviços digitais. Isso significa antecipar, entender e satisfazer as necessidades das partes interessadas, bem como mapear os principais tomadores de decisão, suas visões e suas inter-relações com direcionadores de negócios. Em última análise, você deve equilibrar as preocupações estratégicas com uma abordagem voltada para os negócios, e não para a tecnologia.
02 Governança organizacional
As equipes precisam de um alto grau de autonomia – sem sacrificar a governança e a orientação de práticas consistentes. Você pode equilibrar essas preocupações estabelecendo estruturas de equipe e práticas de integração e, em seguida, definindo o programa e KPIs da equipe para entrega de APIs. Não se esqueça de continuar avaliando a maturidade dessas práticas de API após a entrega de cada produto de API.
03 Entrega de produtos digitais
As APIs devem ser tratadas como produtos – assim como os produtos digitais criados a partir de APIs. As boas práticas de produtos de API se estendem de um entendimento rigoroso das operações de negócios e das metas de negócios que se alinham à estratégia digital da organização.
Uma parte crítica disso é definir e rastrear indicadores de sucesso e desempenho para seus produtos de API. KPIs úteis para medir incluem adoção, ROI, disponibilidade, conformidade ou a porcentagem dos negócios disponíveis como APIs.
04 Habilitação da plataforma
É quase impossível ser eficaz em qualquer uma dessas etapas sem investir em uma tecnologia de plataforma de API que permita a colaboração de todos os participantes do ecossistema. Procure uma plataforma de API unificada que possa:
- atender às demandas internas e externas,
- fornecer maneiras para que produtores e consumidores aproveitem as APIs com transparência, disponibilidade e observabilidade.
Bônus: impulsione a adoção de APIs com um marketplace de APIs
Um marketplace de APIs atua como a porta de entrada para a descoberta de produtos de API enquanto impulsiona o autoatendimento e inovação. Uma empresa farmacêutica global começou experimentando APIs dentro de uma equipe liderada por tecnologia, operando principalmente com uma mentalidade de integração de dados e aplicativos.
Quando a empresa passou a implementar as práticas “API first” em toda a organização, um dos resultados foi o fornecimento de um marketplace de APIs completo para a integração de parceiros no ecossistema da organização. Isso incluiu centros de pesquisa internos e externos, autoridades e reguladores de saúde, clínicas e seus fornecedores, provedores de dados externos, contato direto com os pacientes e donos de animais de estimação.
Quer mais orientações sobre como implementar esses componentes essenciais?
Comece com nosso guia de três partes sobre como criar um programa de API para toda a empresa